Instituto Souza Cruz

A organização já beneficiou diretamente 2,3 milhões de pessoas desde 2000

O Instituto Souza Cruz nasceu em julho de 2000 do desafio de fortalecer e dar voz à juventude rural do Brasil. Desde sua fundação, o Ministério da Justiça reconhece a entidade como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

O principal objetivo da Instituto Souza Cruz é contribuir para um modelo sustentável de agricultura familiar, estimulando o empreendedorismo rural nos jovens do campo. Desde 2000, 2,3 milhões de pessoas foram diretamente beneficiadas por meio de 25 projetos, desenvolvidos pelo Instituto ao lado de 240 parceiros institucionais.

Um dos grandes desafios da agricultura familiar, base da produção de alimentos no Brasil, é a sucessão do negócio. Nas últimas décadas, o problema se agravou: milhares de jovens abandonaram as atividades rurais em busca de oportunidades nas cidades, deixando incerto o futuro das pequenas propriedades onde moravam.

Os projetos do Instituto oferecem ao jovem rural alternativas concretas de prosperidade no campo, seja por meio de apoio às inovações técnicas na produção rural ou pelo desenvolvimento de novas culturas e atividades. São caminhos para estimular sua permanência no campo e criar novas fontes de renda.

Hoje, a principal iniciativa do Instituto Souza Cruz é o programa Novos Rurais, direcionado a alunos de escolas do campo. A iniciativa promove a formação de jovens empreendedores rurais e acelera novos negócios, gerando impacto transformador na agricultura familiar e maior atratividade para a permanência no campo.

Para saber mais, acesse: http://www.institutosouzacruz.org.br/ 

Créditos da foto: Fabio Teixeira/Identidades Rurais/Instituto Souza Cruz
max
large
medium
small
mobile