Eficiência energética

Souza Cruz prioriza o uso de fontes renováveis de energia em todas as suas operações

A Souza Cruz possui uma preocupação histórica em reduzir cada vez mais o impacto de suas operações no meio ambiente – o que passa obrigatoriamente pelo consumo consciente e pela escolha de suas matrizes energéticas. A demanda da companhia é grande e constante, devido às suas grandes operações fabris e à capilaridade da sua atuação no país.

Ciente do impacto que poderia causar, a Souza Cruz prioriza o uso de fontes renováveis. Principal matéria-prima para geração de energia em suas unidades fabris, a lenha utilizada pela Souza Cruz é de madeira de reflorestamento proveniente de três fazendas próprias. Todas possuem certificações ambientais.

A eficiência energética também está presente na frota da Souza Cruz, que atende os departamentos de tabaco e de vendas e distribuição. Ao longo dos últimos anos, a companhia vem substituindo gradativamente seus veículos por outros que utilizam combustíveis renováveis.

Além disso, a Souza Cruz também investe em tecnologias para alcançar um consumo mais sustentável. A fábrica de Uberlândia (MG), por exemplo, foi equipada com sistemas de iluminação natural para aproveitamento da luz solar, o que contribui significativamente para a redução dos gastos com energia em uma área superior a 10.000 m².

Fonte de Energia Renovável: a Souza Cruz possui quatro áreas próprias dedicadas ao reflorestamento e a proteção de florestas nativas: a Fazenda Boa Vista (RS), a Fazenda Triângulo (SC), a Fazenda Buriti da Prata (MG) e a Fazenda Brusque (SC). A manutenção dessas fazendas torna a empresa autossustentável em lenha, uma fonte de energia renovável. Toda a energia utilizada para a geração de vapores nas nossas unidades de processamento é oriunda desta fonte renovável.

Gestão de Mudanças Climáticas

A Souza Cruz realiza o monitoramento das emissões de gases de efeito estufa em toda a sua cadeia produtiva. Esta atividade permite quantificar as emissões e consumos da Companhia, auxiliando-a a identificar áreas nas quais é possível adotar novas alternativas de tecnologias mais limpas ou oportunidades mais eficazes de redução das emissões restantes e o consequente aumento da eficiência energética nos processos, uso de insumos, melhorias na cadeia produtiva, assim como no gerenciamento de bens. Adicionalmente, esta preocupação permite à Souza Cruz atestar, frente aos seus diversos stakeholders, o seu compromisso com a sustentabilidade do seu negócio e com a sociedade.

max
large
medium
small
mobile