Parcerias estratégicas

Souza Cruz é associada e parceira de diversas organizações voltadas para o combate ao mercado ilegal

A Souza Cruz foi uma das fundadoras do ETCO (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial), organização da sociedade civil de interesse público criada em 8 de abril de 2003 para combater o mercado ilegal em diversos segmentos da indústria brasileira.

O ETCO conta com empresas e entidades empresariais não governamentais que buscam uma agenda permanente de ações contrárias aos desequilíbrios concorrenciais causados por evasão fiscal, informalidade, falsificação, contrabando, descaminho e outros desvios de conduta.

Em um aspecto mais amplo, o Instituto também tem como objetivo levar à sociedade informações para conscientizá-la dos prejuízos provocados pelo mercado ilegal.

O ETCO possui quatro câmaras setoriais que reúnem empresas dos segmentos de tabaco, combustíveis, cervejas e refrigerantes.

Acesse o site do Instituto ETCO para conhecer órgãos e instituições responsáveis por implementar ações de combate ao comércio ilegal. Também estão disponíveis estudos e pesquisas sobre o tema.

Outras iniciativas

A Souza Cruz também faz parte do Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), associação civil, sem fins lucrativos, fundada em 2006 para combater a ilegalidade.

A organização conta com 30 associados, entre entidades setoriais empresarias, empresas e sindicatos, representando diferentes setores econômicos: brinquedos, celulares, cigarros, eletroeletrônicos e computadores, pilhas, videogames, produtos de limpeza, etc.

A Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF) é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1992 para desenvolver ações contra golpes e crime de pirataria, falsificação, fraude, contrabando e violação de direitos autorais. A ABCF conta com 36 associados, incluindo a Souza Cruz.

Ao longo dos seus mais de 20 anos, a organização vem atuando junto à sociedade e em parceria com órgãos competentes em diversas frentes. No apoio a autoridades públicas, por exemplo, a ABCF já reformou e ampliou  delegacias e forneceu equipamentos diversos, incluindo barcos e caminhões.

A Souza Cruz também é parceira do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira (Idesf). A associação civil, sem fins lucrativos, realiza, desde 2013, ações que promovem igualdade e integração em regiões fronteiriças.

Por meio de parcerias públicas e privadas, o Idesf produz estudos, diagnósticos e projetos com o objetivo de estimular o desenvolvimento econômico e social destas áreas.

Para saber mais sobre as ações desenvolvidas por estas entidades e obter estudos e artigos produzidos, acesse o site de cada uma delas:

  • FNCP
  • ABCF
  • IDESF
max
large
medium
small
mobile