Falsificação

Produtos falsificados representam 0,4% do mercado brasileiro de cigarros

Ainda que minoritariamente, o mercado ilegal de cigarros brasileiro também é formado por produtos falsificados – estima-se que representam 0,4%¹ do total. A incidência relativamente baixa, no entanto, não diminui os riscos em relação ao seu consumo e tampouco a preocupação da Souza Cruz em combatê-lo, uma vez que representa um risco ao consumidor e à imagem das marcas.

Em geral, os cigarros falsificados comercializados no Brasil são produzidos em fábricas clandestinas dentro do próprio país. As embalagens tentam reproduzir grandes marcas nacionais, amplamente conhecidas pelo mercado consumidor, como Derby.

Assim como nos casos de contrabando, os produtos falsificados não passam pelo controle regulatório determinado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para os cigarros legais. Logo, podem apresentar teores acima dos limites estabelecidos e outros elementos não permitidos em sua composição.

Há, no entanto, formas de se identificar um cigarro falsificado. Uma delas diz respeito ao selo fiscal desenvolvido pela Casa da Moeda do Brasil e distribuído pela Secretaria da Receita Federal aos fabricantes e importadores para fins de rastreamento e controle dos produtos formais em todo território nacional (veja ao lado como identificá-lo na carteira de cigarro).

Na versão maço, as carteiras também são identificadas externamente pelo uso de selo fiscal na parte superior, e pela impressão do logotipo da Souza Cruz como marca fabril, na sua face lateral.

(Dados do carrossel infográfico)

Características do selo fiscal

Nas embalagens tipo box, os selos estão sempre na parte lateral direita da carteira, com exceção das versões nano, que são seladas na parte frontal direita. Já nas embalagens tipo maço, os selos são aplicados verticalmente na parte superior da embalagem. Eles são feitos em papel moeda e mudam de cor, conforme a origem do produto: se for nacional, o selo é verde combinado com marrom e se for estrangeiro (produto importado) o selo é vermelho combinado com azul.

¹Fonte: Pack Swap IBOPE 2015

max
large
medium
small
mobile