A empresa

Líder e vencedora, Souza Cruz contribui há mais de um século para o desenvolvimento do país

Nós somos BAT – nosso vídeo corporativo

As pessoas que nos ajudam a ser a Companhia que somos hoje são os destaques em nosso vídeo corporativo “Nós somos BAT”.

Manter-se na liderança de um segmento repleto de desafios, enfrentados ao longo de mais de um século, já seria motivo de grande orgulho para a Souza Cruz. No entanto, a satisfação é ainda maior. Afinal, este feito foi alcançado de forma ética, impulsionando toda a sua cadeia produtiva, estimulando o desenvolvimento do país e entregando aos seus consumidores os melhores produtos do mercado.

Ao longo de sua história centenária, a Souza Cruz conviveu com diversos desafios do ponto de vista econômico, social, ambiental e regulatório. As barreiras que recorrentemente encontrou em seu caminho fizeram com que a companhia desenvolvesse uma de suas características mais marcantes: a resiliência.

A capacidade de se adaptar para superar adversidades permite à Souza Cruz se manter como uma das mais importantes empresas do Brasil e da América Latina. A companhia, no entanto, entende que não depende apenas de si para tal: o crescimento sustentável de longo prazo só será possível se toda a sua cadeia produtiva e o ambiente externo também prosperarem.

Neste sentido, a Souza Cruz se orgulha de ser uma empresa de grande relevância para o Brasil e ter verdadeiro alcance nacional. Em 2015, teve 78,1% participação no mercado interno formal, enquanto suas exportações de tabaco chegaram a 108 mil toneladas.

No mesmo ano, a Souza Cruz recolheu mais de R$ 10 bilhões em tributos, que geraram renda a 80% dos municípios. Tamanha capilaridade também está presente na sua estrutura de distribuição. A companhia abastece diretamente com seus produtos mais de 300 mil pontos de venda, espalhados por 5,5 mil municípios brasileiros, constituindo a mais complexa operação de distribuição do Grupo BAT e uma das mais abrangentes do Brasil.

Geração de riqueza para toda cadeia

As atividades da Souza Cruz empregam diretamente 6,6 mil pessoas, além de gerarem outros 240 mil postos de trabalho de forma indireta. O número inclui os 27 mil produtores integrados responsáveis pelo cultivo do tabaco que, reconhecidamente, é um dos melhores do mundo.

A Souza Cruz sempre viu a agricultura familiar como o principal pilar do seu negócio. Não à toa, foi pioneira, há quase cem anos, no desenvolvimento do Sistema Integrado de Produção de Tabaco (SIPT), consolidado modelo de produção que desde então vem sendo modernizado para aumentar a prosperidade do produtor e reduzir o impacto ambiental do cultivo.

A preocupação com a sustentabilidade não está apenas no campo, mas em todas as atividades da Souza Cruz, envolvendo desde escolhas de matrizes energéticas renováveis para fábricas e usinas até o estímulo a boas práticas ambientais por parte de seus colaboradores. Os resultados são expressivos, como a neutralização de 83% das suas emissões de carbono e a reciclagem de 98,12% dos resíduos sólidos gerados.

Do ponto de vista social, a principal iniciativa da companhia é o Instituto Souza Cruz. Criado em 2000, tem como objetivo manter vivas as tradições da agricultura familiar e renová-las com ações de sustentabilidade e fortalecimento da juventude rural. Em pouco mais de 15 anos, 2,3 milhões de pessoas já foram beneficiadas por seus projetos.

Fechamento de capital

A Souza Cruz sempre foi reconhecida pelo seu longo histórico de sólida distribuição de dividendos e juros para seus acionistas. Por diversas vezes, inclusive, a companhia foi premiada pelo seu desempenho do ponto de vista dos investidores.

Devido à performance e à credibilidade construída pela Souza Cruz, o grupo BAT adquiriu em 2016 as ações da Souza Cruz, fechando, assim, o capital da companhia.

max
large
medium
small
mobile