souza cruz - Souza Cruz participa da Festa Literária Internacional de Paraty



Espaço da Companhia sobre Gilberto Freyre, autor homenageado, foi atração do evento.

Souza Cruz na Flip 2010

A Souza Cruz participou da Festa Literária Internacional de Paraty, de 4 a 8 de agosto, na cidade do Sul Fluminense.  A Companhia vem apoiando eventos que tratam de temas ligados à liberdade de escolha e de expressão – tais como os recentes Fórum da Liberdade, em parceria com IEE; Seminário Liberdade e Democracia no século XXI, em parceria com a Revista Voto; e Diálogos do Nosso Tempo, com a Casa do Saber, o Fronteiras do Pensamento e os jornais O Globo e Folha de S.Paulo. Na Flip a Souza Cruz patrocinou a Casa Jornal do Brasil, que concentrou palestras e exposições em homenagem ao sociólogo, antropólogo e escritor Gilberto Freyre.

Os 110 anos de nascimento de Freyre foram o tema central da Flip deste ano. A Casa Jornal do Brasil durante a Flip foi uma realização da Casa Brasil, Jornal do Brasil e JB Online, co-realizada pela Fundação Gilberto Freyre (FGF), com apoio da EMPETUR/SETUR/Governo do Estado de Pernambuco e da Editora Carpe Diem, e o patrocínio da Souza Cruz.

O objetivo da Companhia foi resgatar um importante acervo histórico, e promover a cultura e a educação. A Empresa contou com uma exposição literária, na qual os visitantes puderam entrar em contato com o universo e as ideias de Gilberto Freyre sobre assuntos como liberdade, democracia racial e miscigenação.

Entre os destaques da programação da Casa, a exposição “O Nordeste da Cana-de-Açúcar", baseada no livro “Nordeste” de Gilberto Freyre; a exibição de uma série de documentários sobre “Casa-Grande & Senzala”, com a presença de seu realizador Nelson Pereira dos Santos; e palestras de Gilberto Freyre de Mello Neto, da Fundação Gilberto Freyre. 

Pernambuco também foi destaque no lançamento simultâneo de três livros de autores oriundos do Estado, que aconteceram na Casa JB na Flip: “Gilberto Freyre e a modernidade dos trópicos”, de Valéria da Costa e Silva; “Em torno de Joaquim Nabuco”, coletânea de textos de Gilberto Freyre sobre outro grande pernambucano; e “Diálogos Contemporâneos”, série de artigos do editor Antônio Campos publicados no Jornal do Brasil.

A Flip é considerada uma das principais festas literárias do mundo, reconhecida pela qualidade dos autores convidados, pelo entusiasmo de seu público e pela hospitalidade de Paraty. A oitava edição da Feira atraiu mais de 15 mil pessoas, segundo balanço apresentado no domingo pelos organizadores do evento.


Última atualização: 05/10/2011 18:04:47 GMT